Oral (Tema Livre)
132-1 | O que os cientistas sociais precisam saber sobre política e organização da Educação Básica para se tornarem professores? | Autores: | EDUARDO CARVALHO FERREIRA2 2 USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Resumo: O que os cientistas sociais precisam saber sobre política e organização da Educação Básica para se tornarem professores? Esta é a questão indutora deste trabalho e o escopo é a formação de professores para o ensino escolar de Sociologia. Especificamente, o interesse será avaliar – mediante análise dos currículos – se os principais cursos de licenciatura em Ciências Sociais estão preocupados em oferecer aos futuros professores os conhecimentos necessários sobre os aspectos históricos, políticos e sociais sobre as formas de organização da Educação Básica no Brasil. Se questiona até que ponto a formação de professores de Sociologia têm considerado as questões relativas aos seguintes temas: a) Problemas estruturais da educação brasileira; b) Direito à Educação, cidadania e direito à diferença; c) Organização e Legislação da educação básica no Brasil; d) Planejamento, Financiamento e Avaliação; g) Gestão dos sistemas de ensino e das Unidades escolares. A hipótese é que a formação dos futuros professores têm se preocupado mais com as questões metodológicas do que com a reflexão sobre a realidade educacional brasileira, uma vez que as duas dimensões deveriam ocupar posições equivalentes. A justificativa para este estudo é a compreensão de que o conhecimento da realidade educacional é inalienável da formação dos professores e, por essa razão, deveria também ser mais debatida pelas disciplinas dos cursos de Ciências Sociais e não somente relegado àquela das Faculdades de Educação. Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Sociologia, Realidade Educacional brasileira |