Poster (Painel)
133-1 | Educação financeira e a formação de uma ética do consumo: a proposição dos sonhos na infância. | Autores: | gustavo hipolito giauqinto oliveira1, Wendy Girotto1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: Um tema em voga no campo educacional é a questão da econômica domestica. Desde o Decreto Federal 7.397/2010, que institui como política de Estado a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o Comitê Nacional de Educação Financeira. A economia doméstica ganha nova abordagem e aparelhagem na educação brasileira. Passa-se a discutir formas e métodos de como iniciar dentro da escola e pelos pedagogos uma educação que traga uma consciência financeira. Frente a essa situação na educação brasileira, é oportuno que as ciências sociais e as ciências da educação também passem a cumprir sua participação analisando os seus impactos na produção da subjetividade infantil e realizem apontamentos dos limites e princípios propostos nesse processo educativo. A pesquisa teve como objetivo mapear o sentido da categoria "sonho" de criança em período pré-escolar. Viabilizamos a análise com fontes de pesquisas secundárias comparando a concepção de sonho de crianças que passam pelo processo educativo financeiro e crianças que estão de fora deste processo. Além de analisar o documento "Orientação para Educação Financeira nas Escolas", publicado em 2014 na Semana Nacional de Educação Financeira, visando compreender adequadamente as propostas educativas em larga escala. A nossa análise teve como aporte metodológico-conceitual o texto de Karl Mannheim: Ideologia e Utopia. Palavras-chave: Educação , Sociologia da educação, Conhecimento, Pensamento , Infância |