Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 134-1

Poster (Painel)


134-1

ENTRE IRMÃOS: UTILIZANDO CONTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores:
Virgínia Lourençon2, Sabrina Freitas2
2 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
ENTRE IRMÃOS: UTILIZANDO CONTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Este trabalho é um relato de experiência de projeto desenvolvido no âmbito do PIBID – Sociologia da UFPR com estudantes dos Colégios Estaduais Leôncio Correia e Professor Algacyr Munhoz Maeder. A ideia central do projeto foi utilizar o conto Entre Irmãos, de José J. Veiga, na abordagem do conceito de Socialização, já que a história oferece elementos de um encontro entre irmãos de idades e experiências distintas. Tal como Daniel Pennac sugere, a leitura coletiva e espontânea era empregada, e a produção de significados se dava por meio de um mesmo ponto de partida: a história do conto. Essa experiência e metodologia permitiu a projeção das subjetividades dos discentes sobre a(s) vivência(s) e sentimentos das personagens do conto, elaborando um contexto em comum e de entrada para o conceito sociológico. Portanto, as impressões dos próprios estudantes são importantes para estruturação da dinâmica em sala, já que por meio da participação ativa deles ajuda no processo de construção do conceito. Além disso, o uso do conto em si permite que a aula não se restrinja ao conceito, mas, por outro lado, discute os contextos sociais nos quais os estudantes estão inseridos. Desta forma, a extrapolação do conceito para além da sala de aula permite que os estudantes enxerguem a aplicabilidade do conceito no cotidiano e refletir, também para além do ambiente escolar, a relação das instituições sociais com suas vidas.

Palavras-chave:
 ciências sociais, metodologia, conto