Oral (Tema Livre)
136-1 | A apresentação da Antropologia aos alunos do Ensino Médio: como se forma o conceito de alteridade? | Autores: | Ranna Iara de Pinho Chaves Almeida1 1 UFU - Universidade de Uberlândia |
Resumo: Analisando o material didático de Sociologia distribuído no ano de 2015 pelo Sistema de Ensino Poliedro destinado a segunda série do Ensino Médio, nota-se que abre-se uma brecha em um dos seus capítulos para que seja discutido o conceito de cultura. O material acompanha uma tendência advinda dos exames de seleção para as universidades - a inclusão de questões sobre temáticas que são amplamente discutidas pela disciplina antropológica como: etnocentrismo, relativismo, alteridade, entre outros. Avaliando também o livro didático “Sociologia em Movimento”, distribuído pela rede pública estadual em Minas Gerais no mesmo período, nota-se que ele também aborda o conceito de cultura, principalmente no capítulo intitulado “Cultura e Identidade”. Este trabalho então busca ponderar em como, através da análise de conteúdo a apresentação do conceito de cultura aos alunos do Ensino Médio pelos livros didáticos de Sociologia, é formada a ideia de alteridade. Para tanto, se partirá da concepção de análise de conteúdo de Laurence Bardin, onde o método é utilizado como um conjunto de técnicas de exame das comunicações empregando procedimentos de descrição do conteúdo das mensagens. Conclui-se então que é muito importante que o livro didático traga discussões sobre temas que impactam o dia-a-dia da comunidade escolar, sendo esta temática essencial para a construção do respeito e da equidade em uma sociedade que almeja a cada dia ser mais justa. Palavras-chave: Alteridade, Antropologia, Ensino de Sociologia |