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ENESEB 2017
Resumo: 138-1

Oral (Tema Livre)


138-1

Humanas x Exatas? O ensino de sociologia em meio à “disputa” dos cursos técnicos e a reprodução do tecnicismo

Autores:
Selton Evaristo de Almeida Chagas1,2
1 IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
Este relato de experiência objetiva debater a relação do ensino de sociologia nos Institutos Federais com a tendência tecnicista de divisão e valoração de áreas de conhecimento no desenvolvimento de práticas pedagógicas. A cultura do tecnicismo ergue barreiras ideológicas e teóricas quanto aos espaços do ensino de sociologia, para além da obrigatoriedade formal no IF. Essa cultura se manifesta na separação forçada entre cursos de formação técnica no Ensino Médio Integrado (EMI) entre áreas de “Humanas” e “Exatas”. Tende-se a uma discriminação de áreas de conhecimentos e, não raro, a uma desvalorização da sociologia em cursos técnicos reconhecidos pela comunidade escolar como pertencente às “Exatas”. O que representa a persistência do utilitarismo liberal do campo científico, no qual conhecimentos e tecnologias somente seriam importantes quando em conformidade com as relações de mercado capitalista hegemônicas. Nesse contra-movimento, utiliza-se a estratégia de reunir alunos de diferentes cursos técnicos para trabalhos coletivos, por meio da metodologia de estudos dirigidos nas aulas de sociologia, e com a participação da disciplina em atividades multidisciplinares. Pelos resultados, verificou-se que o ensino de sociologia pôde mediar o desvelamento e a desnaturalização de práticas sociais, colaborando também com a execução do projeto de ensino integrado, viabilizando debates teóricos e novos olhares, críticos, para a persistente cultura institucional do tecnicismo.

Palavras-chave:
 ensino de sociologia, ensino integrado, tecnicismo