Oral (Tema Livre)
139-1 | Quando ensinar em contexto é dar a cada um o seu lugar. | Autores: | Lea Tomass1 1 IFPA - Instituto Federal do Pará |
Resumo: O cotidiano é uma ótima fonte de assuntos sociológicos, antropológicos e políticos que estão presentes de modo difuso ou objetivo no conteúdo curricular. Se por um lado nem sempre Gênero e Relações Étnico-Raciais se encontram explicitamente registrados no currículo, por outro, há uma série de conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula tendo como cenário polêmicas da mídia e redes sociais relacionadas aos temas mencionados. Objetivo apresentar uma experiência de ensino focada em cumprir o conteúdo curricular tendo como cenário ou “desculpa metodológica” algum assunto específico em destaque, como por exemplo os rolezinhos. Uma vez identificado o tema, vale contextualizá-lo de acordo com os diferentes aspectos que o compõe: políticos, sociais, econômicos, culturais, etc e, a partir desta contextualização, operacionalizar conceitos úteis para a compreensão da realidade social circundante. Para ilustrar a metodologia será apresentada uma experiência de ensino de Gênero por meio de um acontecimento bastante divulgado na mídia: o Estatuto da Família. Gênero tornou-se, no caso, apenas um dos aspectos, o científico, de uma miríade de aspectos envolvidos na questão e que, estruturados no eixo Ciência – Religião – Direito, contemplaram a multiplicidade de vozes do debate. A experiência culminou com um tribunal no qual os estudantes vivenciaram aspectos do poder judiciário ao colocarem o Estatuto da Família no banco do réu. Palavras-chave: Gênero, Metodologia de Ensino de Sociologia, Estatuto da Família |