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ENESEB 2017
Resumo: 142-1

Oral (Tema Livre)


142-1

OS SENTIDOS DO SABER SOCIOLÓGICO A PARTIR DA NARRATIVA DOS/AS JOVENS ESTUDANTES

Autores:
MERABE SANTOS SILVA1,3, NUBIA REGINA MOREIRA1
1 UESB - universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2 UESB - universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 3 CNPQ - Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológic

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os sentidos do saber sociológico pelos/ as Jovens estudantes do ensino médio.Entendo que por meio da ressignificação do saber sociológico os/as jovens criam novos horizontes e significados na sua relação com o mundo, com o outro e consigo. Utilizamos como categoria de análise o sentindo do saber sociológico na perspectiva interacionista simbólica.A partir de observação e monitoria compartilhada realizadas com estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio da escola estadual a qual estamos estagiando, procuramos compreender a relação que os jovens estudantes tinham com o saber sociológico a partir do tema"preconceito, discriminação e segregação e a manutenção das desigualdades sociais."Na realização dessas atividades percebemos que os/as jovens se posicionavam de acordo com os sentidos que aquele saber significava na sua vivência como jovem e do engajamento com seus pares. Percebemos maior participação dos/as jovens negros/as que aproveitavam o espaço de debate para relatar histórias dos preconceitos sofridos no cotidiano,assim como reafirmar suas pertenças e direitos históricos negados.Nosso trabalho confirma que a relação com o saber sociológico não é uniforme,pois a escola é um espaço de diversidades,e que esses sentidos estão mobilizando novos argumentos sobre as dificuldades sofridas por eles a partir do desvelamento dos impactos negativos produzidos pelos efeitos da discriminação racial em suas vidas.

Palavras-chave:
 Jovens estudantes, saber sociológico, Sentidos