Poster (Painel)
145-1 | O protagonismo juvenil na discussão político-midiática: pensar a política para estranhar a mídia. | Autores: | Anderson Farias Teixeira Silva1, Sueline Gusmão Soares1, Kaio Silveira Queiroz1 1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
Resumo: A aprovação da Lei 11.684/08 que altera o artigo 36 da LDBEN inseriu a Sociologia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, apontando novos desafios tanto na formação de professores, quanto em reflexões teórico-metodológicas que fortaleçam o campo de uma sociologia escolar. Levando em consideração o planejamento de ensino, seleção de conteúdos e materiais didáticos e processos de avaliação, a proposta de uma oficina pedagógica que pudesse trazer novos horizontes para a compreensão dos jovens estudantes sobre o seu protagonismo na discussão político-midiática foi o objetivo dessa atividade. Nestes tempos, a importância de reafirmar a participação juvenil e seu protagonismo nas lutas sociais e políticas em nosso país nos faz perguntar qual deveria ser o papel do jovem nas decisões políticas. Essa foi a proposta da atividade. Palavras-chave: Ensino de sociologia, Juventude, Oficina |