Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 146-1

Oral (Tema Livre)


146-1

A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de sociologia

Autores:
Lucas Rodrigues Thomaz1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Este artigo estuda o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de sociologia. O principal problema refere-se à como as inovações das TICs são capazes de modificar o ensino de sociologia? Realizamos uma reflexão sobre a utilização das TICs durante o estágio, no ano de 2016, em uma escola pública de Londrina-PR, acompanhando as aulas de sociologia e observando que os usos das tecnologias podem mudar a forma do aluno se envolver e aprender os conteúdos. Dessa forma, demarcamos o que entendemos ao falar de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em uma sociedade conectada. Mobilizamos alguns estudos, frutos de uma pesquisa bibliográfica, sendo que os principais autores foram MARTINEZ (2004), CYSNEIROS (1998) e DWYER (2010). Assim, foi fundamental a utilização de dados de diferentes institutos de pesquisa, verificando ao longo da história como foi empregado o uso dessas tecnologias no ensino, observando suas variações positivas e negativas e como caracterizamos uma inovação conservadora, atentamos que a simples introdução das TICs pode mascarar problemas maiores na escola. Considerando as inovações atuais e como elas se relacionam com o atual momento brasileiro, do impeachment, da reforma do ensino médio, contextualizamos as inovações e as medidas do governo com o auxílio de tabelas e gráficos. Em suma, realizamos uma pesquisa e uma reflexão exploratória a partir da experiência do estágio no Ensino Médio, nas aulas de sociologia com o uso das TICs.

Palavras-chave:
 Ensino, Sociologia, Tecnologias de Informação e Comunicação