Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 147-1

Oral (Tema Livre)


147-1

O uso das TICs e suas repercussões no processo de ensino aprendizagem na Educação Básica: relato de experiência de uma escola rural de Mossoró/RN

Autores:
Jhose Iale Camelo da Cunha1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Segundo Lévy (1998) e Castells (1999) não é possível ignorar o impacto das tecnologias na vida humana, e muito menos na vida em sociedade. Com esse trabalho objetivo apresentar a experiência da Escola Estadual Professora Iracema Fernandes, localizada em um distrito da zona rural de Mossoró/RN, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. O procedimento metodológico se deu por meio da ação de um Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, em fevereiro de 2017, na qual foi realizada uma roda de conversa com professores e a direção da referida escola sobre os seguintes pontos: o que são TICs; o professor e as TICs; a nova sala de aula; e como utilizar as TICs. Observou-se que o curso tem repercutido positivamente na dinâmica escolar e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo professores e demais integrantes da instituição escolar, alunos e pais. Por exemplo: a criação de grupos no aplicativo WhatsApp tem facilitando o acompanhamento e a comunicação entre a escola e a comunidade; a elaboração e utilização de formulários da plataforma do Google para desenvolver sondagens; a utilização da câmera do celular para registrar situações debatidas posteriormente em sala de aula. Nesse sentido, a experiência tem mostrado que adaptar o processo educativo escolar às TICs é uma forma de despertar nos alunos mais interesses, uma vez que esses se sentem protagonistas do processo de aprendizagem.

Palavras-chave:
 TICs, Educação Básica, Contexto Rural