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ENESEB 2017
Resumo: 149-1

Oral (Tema Livre)


149-1

O ofício de professor de sociologia em tempos imprevisíveis

Autores:
Rosimeri Aquino da Silva 1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Qual o significado do ofício de professor de sociologia, de Ensino Médio, para licenciandos dessa área de conhecimento? Essa é a questão que procuraremos responder a partir de nossa experiência enquanto professores orientadores que atuam na formação de novos professores de Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos valeremos das experiências com esses futuros docentes nos encontros, oficinas, debates ocorridos em sala de aula, e na análise de relatórios e entrevistas realizados com eles, onde a questão preponderante é o exercício profissional. Se o trabalho contemporâneo num amplo espectro se caracteriza como precário, flexível, instável para todas as profissões, o futuro professor de sociologia, obviamente, não está fora desse contexto. Diversos estudos sobre a organização do trabalho na atualidade apontam que as mudanças tecnológicas, informacionais e outras, contribuem para a desregulamentação, precarização e consequente enfraquecimento de instituições de representação coletiva de trabalhadores em geral. A vulnerabilidade profissional não é uma condição nova para o professor de sociologia, pois historicamente sobre ele tem pesado um status de menor relevância. O presente trabalho visa compreender como os licenciandos de Ciências Sociais se adequam à conformação profissional da atualidade, e quais são as perspectivas que eles elaboram sobre o ofício de professor de sociologia para os anos que virão.

Palavras-chave:
 ofício de professor , precarização do trabalho , formação de professores