Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 151-1

Poster (Painel)


151-1

O Ensino de Ciências Sociais na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no IFG- Campus Anápolis

Autores:
Dayanna Pereira dos Santos1, Gustavo Lopes de Assis1, Rosane Amaro Diehl1
1 IFG - Instituto Federal Educação,Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo:
A pesquisa intitulada "O ensino de ciências sociais na EJA no IFG- Campus Anápolis" objetiva investigar as práticas metodológicas vinculadas ao ensino de ciências sociais a partir das percepções dos estudantes da referida modalidade e unidade de ensino. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, nas suas etapas fundamental e média, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (BRASIL, 1996).Nesse contexto, propõe-se identificar até que ponto as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes do campus são do tipo participativas, alicerçadas em temas e problemas concretos do cotidiano dos alunos. Para tanto, adotar-se-á como referencial teorico FREIRE (2004), SARANDY (2004),ARROYO(2011), YAMAUTI (2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, com observações, entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas com amostra intencional (Minayo, 1992).

Palavras-chave:
 ensino, ciências sociais, EJA