Oral (Tema Livre)
153-1 | ‘Universais Sociológicos’ do Ensino de Sociologia: Alguns pressupostos e critérios teórico-metodológicos. | Autores: | Gregório Antonio Fominski do Prado1 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina |
Resumo: O Ensino de Sociologia se desenvolve como campo de conhecimento na medida em que apresenta e fundamenta novas preocupações teórico-metodológicas como a análise do processo de institucionalização e legitimação da Sociologia no Ensino Médio, análise das fundamentações pedagógicas curriculares, inauguração de métodos didáticos, e problematização de tipos de cientificidade, desafiando a própria epistemologia das Ciências Sociais.
A proposta do presente trabalho é identificar obstáculos epistemológicos que o processo de ensino-aprendizagem da Sociologia revela ao se deparar com um tipo de cientificidade marcada pela ‘racionalidade reificada’, e formular argumentações que fundamentem critérios teórico-metodológicos que garantam rigor epistemológico, caráter processual, científico e didático para o Ensino de Sociologia.
A Imaginação Sociológica e a Sociogênese são os principais referenciais teórico-metodológicos. A partir das categorias analíticas de Wright Mills (biografia e história), Norbert Elias (estranhamento e desnaturalização) e Florestan Fernandes (instâncias empíricas durante o processo de observação) pretende-se delimitar critérios que garantam rigor epistemológico e caráter processual ao Ensino de Sociologia.
De fato o Ensino desafia a Ciência, os nexos entre pressupostos teóricos e a prática de ensino revelam a necessidade de critérios que garantam o Ensino da Imaginação Sociológica, buscando fundamentar epistemologicamente possíveis ‘universais sociológicos’. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Imaginação Sociológica, Universais Sociológicos, Critérios teórico-metodológicos, Epistemologia |