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ENESEB 2017
Resumo: 155-1

Oral (Tema Livre)


155-1

Habitus, campo educacional e a construção do ser professor de Sociologia na escola

Autores:
Isaac Medeiros2
2 SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará

Resumo:
Nossa proposta considera a influência do Sistema de Ensino (SE) e reflexões sobre a prática docente cujas contribuições e análises dialogam com a relação envolvendo habitus (Bourdieu) e prática docente no âmbito escolar. Consideramos importante incluir nessa discussão outros autores cujas contribuições e análises dialogam e contribuem com nossa análise com base em um eixo teórico específico sem, no entanto, descartar outras impressões a respeito do tema aqui abordado, são eles: Barbosa, Schweig e Silva. As desigualdades em relação à cultura não são em lugar algum tão marcadas quanto no domínio em que, na ausência de um ensino organizado, os comportamentos culturais obedecem aos determinismos sociais mais do que à lógica dos gestos e dos entusiasmos individuais. Dessa forma, na sociedade contemporânea, empreender uma análise da instituição escolar requer, antes de qualquer outra coisa, que compreendamos o modo como seus agentes vivenciam as normatizações, os regulamentos, impostos pelo SE. Essas normatizações tendem a funcionar como dispositivos de coerção, buscando ajustar as ações do indivíduo às expectativas criadas pelo próprio SE, quanto à performance do professor em sala de aula. Sendo referências conceituais que servem como “diferenciadores sociais e culturais do profissional do ensino”, levando-se em conta a pluralidade, a fluidez e a plasticidade da experiência de vida dos agentes e da vivência relacional na instituição de formação dos jovens e juventudes.

Palavras-chave:
 Educação, Habitus, Ensino de sociologia