Oral (Tema Livre)
156-1 | Tecnologias Digitais e a Intensificação do Trabalho Docente na Universidade | Autores: | Tássio de Souza Damasceno1, Denise Machado Cardoso1, Lorena Trindade da Costa1 1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: É inegável a presença cada vez maior de tecnologias digitais em diversos setores da sociedade. No campo da educação, muito se fala dos benefícios do uso dessas ferramentas para potencializar a aprendizagem, por outro lado pouco se discute sobre os efeitos da inserção dessas tecnologias na rotina de trabalho dos docentes nas universidades. A partir do olhar da Sociologia Contemporânea aliada ao diálogo com outras áreas importantes do conhecimento como a Antropologia e a Comunicação, este trabalho tem como objetivo: mostrar como vem ocorrendo o processo de introdução dessas novas tecnologias na universidade e como isso contribui diretamente para o processo de intensificação do trabalho docente na atualidade. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo exposto nesse trabalho foi constituída de três técnicas de pesquisa: o levantamento bibliográfico, a netnografia e a pesquisa de campo (na qual foram utilizados instrumentos como roteiro de entrevista semiestruturada, observação participante e registro em diário de campo). A partir do estudo do caso específico do curso de Ciências Sociais, na UFPA, pretendo colaborar para a construção de um panorama mais geral de discussões acerca das novas tecnologias digitais no ensino superior presencial e suas consequências para o trabalho docente, considerando as dificuldades e vantagens encontradas no processo de inserção e adaptação à essas novas tecnologias. Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Trabalho Docente, Educação |