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ENESEB 2017
Resumo: 158-1

Oral (Tema Livre)


158-1

A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DAS MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:
Rosane Silva de Jesus1, Nubia Regina Moreira1
1 UESB - universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2 UESB - universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
O objetivo desse trabalho é compreender a desigualdade sócio-educacional, a partir, da trajetória de escolarização das mulheres inseridas na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Trajetória está sendo mobilizada a partir da perspectiva bourdieusiana como forma de compreender as possibilidades construídas por essas mulheres para percorrer o processo de escolarização, considerando que a escolarização para essas mulheres não se apresenta de forma linear. Os sujeitos da pesquisa foram 05 mulheres estudantes da modalidade EJA, do Centro Noturno de Educação da Bahia –CENEB em Vitória da Conquista – Bahia. A mediação ocorreu nas aulas de Sociologia, no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e como parte de uma atividade do projeto de Iniciação PIC/UESB. O espaço escolar é o local da distribuição assimétrica do bem escolar, mas tem sido requerido como uma possibilidade de mobilidade social para as mulheres, fazendo com que elas criem caminhos e estratégias de permanência no espaço escolar. O deslocamento gerado pela presença dessa mulheres aqui citadas, é agregado por uma dimensão macro, sendo que entre as reivindicações mais correntes está o ensino público de qualidade que permita acompanhar o currículo de forma plena, que as preparem para a complexidade das relações sociais e principalmente e oportunidades no mercado de trabalho.

Palavras-chave:
 Desigualdade sócio Educacional, Educação de Jovens e adultos, Trajetória de mulheres