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ENESEB 2017
Resumo: 159-1

Oral (Tema Livre)


159-1

O PIBID E O LUGAR DA DOCÊNCIA NA CARREIRA DOS LICENCIANDOS DA UFPE E UPE

Autores:
Jasmin Guimarães dos Santos Amorim1,2, Túlio Augusto Velho Barreto 1
1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco, 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
O trabalho analisa as percepções de diferentes grupos de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais sobre o Pibid (Programa Institucional de Iniciação a Docência) e o Estágio Supervisionado da UFPE E UPE, bem como, suas aspirações profissionais. O objetivo é compreender o lugar reservado à docência da disciplina de Sociologia no Ensino Médio em seus projetos pessoais. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos com a formação docente. Foram entrevistados, da UFPE, duas professoras e 10 licenciandos do Pibid, de um total de 30 e, a totalidade de pibidianos da UPE (10). O arcabouço teórico da pesquisa se refere à formação do docente, perpassando autores como: Handfas (2012), Neves e Melo (2012), Gonçalves e Lima Filho (2014) e, Tardif (2014). Levo em consideração a percepção dos impactos do atual contexto sócio-político do país com a instituição da Lei 13.415/2017. Os resultados revelam que, na percepção dos entrevistados, é identificada uma lacuna entre teoria e prática, no ensino de Sociologia, que o Pibid parece preencher, atendendo aos objetivos postos na legislação que o criou. Demonstra também que o Pibid reforçou a intenção, para quem já a tinha, e a despertou, para quem entrou na Licenciatura sem essa certeza de ser professor. Outro achado importante da pesquisa foi a vontade manifesta da maioria dos pibidianos de lecionar em escola pública a partir das experiências propiciadas pelo Programa.

Palavras-chave:
 Formação, Pibid, Ensino de Sociologia