Oral (Tema Livre)
160-1 | A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: QUAL O PAPEL DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM PERNAMBUCO? | Autores: | Luan Oliveira1, Cátia Lubambo1 1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco |
Resumo: A pesquisa busca responder a seguinte questão: os cursos de Ciências Sociais em Pernambuco preparam o docente para o ensino no Ensino Médio? Os procedimentos metodológicos seguidos para obter a resposta foram entrevistas de caráter qualitativo com coordenadores dos cursos e professores do ensino médio de Sociologia, provenientes das instituições ofertantes. A base de informações foi reforçada também pelo conteúdo de palestras de dois seminários locais sobre a temática. Além disso, foi realizada análise de dados quantitativos sobre os indivíduos que obtiveram grau nos cursos de Ciências Sociais em Pernambuco e respectivas instituições ofertantes, a partir do banco de dados do Inep de 2008. Os resultados obtidos apontam uma lacuna no que diz respeito ao desempenho da prática em detrimento à teoria aplicada nos cursos superiores e também uma ausência da tradição sociológica na licenciatura, em relação ao bacharelado. Os resultados também corroboram com o quadro teórico no que diz respeito à identidade criada pelo professor e sua reflexibilidade para adaptar o contexto do que fora aprendido no curso superior para os alunos. Palavras-chave: Ciências Sociais, Ensino Médio, Ensino de Sociologia, Formação Docente, Pernambuco |