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ENESEB 2017
Resumo: 162-1

Oral (Tema Livre)


162-1

"CONHECENDO O CHÃO DA ESCOLA" NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DO IFG CAMPUS ANÁPOLIS: REFLEXÕES ENTRE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DA EJA.

Autores:
CAMILLA GOMES NASCIMENTO BORGES Borges3, James Sergio Pereira Nascimento3, Suzana Lopes de Alburquerque3
3 IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Na ânsia de problematizar as especificidades do ensino de Sociologia em instituições que formam técnicos em diversas áreas, partimos de nossa atuação no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis para uma prática de intervenção com a turma do 2º ano do Ensino Médio na modalidade EJA na EPT (Educação Profissional e Tecnológica) - Secretaria Escolar, na mesma instituição. Esse trabalho visa descrever a intervenção dos graduandos juntos a EJA-EPT, tencionando o papel da disciplina de Sociologia nesta modalidade de ensino. A partir de leituras, rodas de conversas, seminários e observação do ensino de Sociologia na formação desses técnicos levantamos como as relações entre trabalho e educação, a compreensão analítica das relações de trabalho, sendo tensionada a matriz dos cursos técnicos que historicamente construímos a partir de demanda capitalista do mercado e, portanto, mecanicista, imediatista, pragmática e reestruturado em uma ótica neoliberal. O que vêm sendo confrontado e reelaborado a partir de teorias, práticas e proposta emancipadora que contemplem a omnilateralidade do indivíduo. Para tais articulações, fundamentamos em leituras e análise da LDB (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens Adultos, "A educação como prática de libertação" (PAULO FREIRE, 1967), "Pedagogia histórico-crítica e lutas de classes na educação escolar" (SAVIANNI, 2012).

Palavras-chave:
 EJA, EPT, SOCIOLOGIA, IFG