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ENESEB 2017
Resumo: 163-1

Oral (Tema Livre)


163-1

A SOCIOLOGIA NO REGIME DITATORIAL DE 1964-1985

Autores:
Nise Jinkings1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Este trabalho objetiva analisar o lugar da Sociologia nos currículos escolares do período ditatorial de 1964 a 1985. Parte de pesquisa histórica sobre os documentos resultantes das políticas educacionais do período, para buscar os nexos entre estes documentos – leis, dados estatísticos, diretrizes curriculares etc. –, o contexto político-econômico da época, a concepção de educação neles predominante e os interesses de classe que defendem. Com base nesta pesquisa histórica e documental, o texto busca situar a disciplina de Sociologia neste quadro, analisando possibilidades e limites para a realização de suas potencialidades educativas. Fundamenta-se principalmente em uma sociologia crítica do currículo, que o trata como resultado da correlação de forças sociais e de disputa entre diferentes concepções de vida em sociedade e de educação. A análise da trajetória da disciplina revela que, com a instalação do governo ditatorial, a censura e a repressão político-militar obstaculizam o trabalho docente com a Sociologia nas escolas, uma das inúmeras disciplinas optativas que poderiam ser inseridas na parte diversificada dos currículos. O texto analisa também o contexto de efervescência política e profunda crise social nos anos finais da ditadura, quando surgem ou são reorganizadas associações de sociólogos em diversos Estados do país e cresce a luta pela presença disciplinar da Sociologia no ensino médio.

Palavras-chave:
 Disciplina de Sociologia, Ditadura de 1964-1985, Educação escolar, História da Sociologia no Brasil, Política educacional