Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 166-1

Poster (Painel)


166-1

Discutindo gênero em sala de aula por meio de imagens: Uma experiência do PIBID- Sociologia.

Autores:
Vilyvia Carla Marques dos Santos1,2, Danyelle Nilin Gonçalves1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará, 2 CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorC

Resumo:
O presente trabalho busca mostrar uma atividade realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/Sociologia na EEEFM Dr. César Cals , sobre a importância de se discutir questão de gênero na escola, por meio de imagens recortas de revistas. A atividade buscou mostrar como a sociedade vê o gênero “feminino” e "masculino", destacando a imagem da mulher como ponto principal por conta da violência simbólica sofrida. Buscamos discutir gênero em sala de aula como uma forma de romper e discutir a respeito dos preconceitos, fazendo com que essa discussão estimulada por meio de imagens. Tendo como objetivo desnaturalizar e desconstruir socialmente e claro ultrapassar através do debate a visão do senso comum, diminuir o machismo sofrido pela mulher em diversos ambientes, principalmente no escolar e trabalhar a igualdade de gênero é algo que deve fazer parte do cotidiano e a reflexão sobre a temática. Colocamos os alunos em círculo, espalhamos os cartazes com imagens da temática, fazendo questionamentos, e essas questões foram baseadas no cotidiano social dos alunos. Fazendo com que eles se expressassem, e fazendo-os refletir sobre a discussão inicial, foram introduzidos os conceitos de socialização, gênero, imagens e papeis sociais. Sendo assim o conhecimento e a introdução da temática de gênero no ensino básico é algo que ajuda a esclarecer conceitos importantes

Palavras-chave:
 Gênero, mulher, violência, PIBID