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ENESEB 2017
Resumo: 170-1

Oral (Tema Livre)


170-1

EXPERIÊNCIA, PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM DISCENTE COM A SOCIOLOGIA EM CURSOS TÉCNICOS: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Autores:
CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA1, GESSIKA CECILIA CARVALHO DA SILVA1
1 IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

Resumo:
Este trabalho reflete sobre as percepções, experiências e aprendizagem dos alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas com a disciplina de Sociologia, indicando como ela tem sido recepcionada pelos alunos. Foram aplicados questionários com 105 alunos de 2°s e 3°s anos dos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do IFAL Campus Murici. Os resultados mostraram que a maior parte avalia sua experiência com a Sociologia e sua aprendizagem na disciplina como razoáveis. No entanto, um percentual expressivo percebe que os estudos em Sociologia podem ajudá-los na sua tomada de decisões e a torná-los profissionais melhores. O fato de avaliarem a experiência e a aprendizagem de forma razoável pode ser explicado pela carga horária da disciplina, que para muitos é insuficiente. O trabalho concluiu, ainda, que a Sociologia é representada pelos alunos como uma disciplina que os ajuda na formação mais integral, desenvolvendo competências diversas e estabelecendo um diálogo proveitoso com a área técnica. Isso não permite omitir as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à apropriação dos conteúdos da disciplina, já que parte expressiva acredita que ela é regular, além de sua experiência com a disciplina também ter sido representada com a mesma qualificação. Mas fica evidente, assim, a necessidade de aprimorar os instrumentos pedagógicos para a disciplina e destacar que a presença da Sociologia nos IFs assume uma especificidade que demanda reflexões.

Palavras-chave:
 ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURSO TÉCNICO, EXPERIÊNCIA COM A SOCIOLOGIA, COMPETÊNCIAS DA SOCIOLOGIA