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ENESEB 2017
Resumo: 171-1

Oral (Tema Livre)


171-1

Movimento de ocupações: Possibilidades de desenvolvimento e fomentação do senso crítico escolar através do PIBID

Autores:
Elora Pereira Martins1, Kelly Cipriano Sousa Brandão2, Pamela Fatima Soares Caetano3
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 3 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
Dada a instabilidade do cenário político brasileiro em decorrência das medidas recentemente tomadas pela atual gestão presidencial, como a PEC 241/55 e a MP 746, ocorreram, em todo o país, mobilizações, sobretudo no âmbito escolar, através de campanhas e ocupações de universidades e escolas públicas. O presente trabalho se propôs então a investigar este movimento de ocupação dos secundaristas da E.E. Parque São Jorge, situada na região periférica da cidade de Uberlândia, buscando compreender a percepção dos ocupantes e também dos opositores à mesma. Para tanto, recorreu-se à familiaridade com o campo pois, graças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pudemos acompanhar os períodos prévios, durante e após a ocupação. Valendo-nos de instrumentais tanto quantitativos (questionários aplicados após a ocupação) quanto instrumentais qualitativos (entrevistas com alunos durante a ocupação), constatamos que, mesmo havendo uma parcela substancial da comunidade escolar contrária ao movimento, havia uma preocupação político-social muito forte quanto à retirada da Sociologia da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por fim, no desenvolver do trabalho, notou-se a construção de uma união estudantil inédita no referido ambiente, bem como a importância que os alunos dão ao ensino de sociologia e as possibilidades de expansão deste campo, trazidas principalmente pelo PIBID, provendo assim uma maior conscientização da comunidade escolar.

Palavras-chave:
 Comunidade, Conjuntura, Ocupação, PIBID, Política