Oral (Tema Livre)
172-1 | A participação da Sociologia no Ensino Médio Integrado | Autores: | Patrícia Furtado Fernandes Costa1, Lucília Regina de Souza Machado1 1 UNA - Centro Universitário UNA |
Resumo: O artigo relata revisão teórica sobre a participação da disciplina de Sociologia ou de seus componentes no Ensino Médio Integrado. Essa pesquisa objetivou destacar enfoques sobre o tema, justificada pela carência de estudos sobre esse objeto de análise, suas implicações educacionais e as instabilidades advindas das proposições da Medida Provisória nº 746/2016 e Lei nº 13.415/2017. Visou contribuir com o conhecimento científico sobre o tema, a identificação de problemas carentes de estudos e o desenvolvimento de projetos de ensino médio integrado. Metodologicamente, caracteriza-se por revisão temática conceitual: expõe conceitos sobre o tema a partir da classificação, descrição, análise e síntese de informações encontradas em publicações. Foram privilegiados textos pós Decreto nº 5.154/2004, quando essa modalidade de ensino médio foi instituída no país e analisados artigos científicos, livros, dissertações, teses e legislações (Parecer CNE/CEB nº 5/2011, Resolução CNE/CEB nº 2/2012, Parecer CNE/CEB nº 11/2012, Resolução nº 6/2012, Lei nº 13.415/2017). As perguntas norteadoras da pesquisa foram: 1. O que pressupõe a concepção de currículos integrados? 2. O que apregoam as diretrizes curriculares nacionais sobre essa oferta educacional? 3. Como a Sociologia tem participado do ensino médio integrado? 4. Ela tem contribuído para superar a dualidade estrutural do ensino médio? 5. Ela tem contribuído para a formação integral do aluno e a promoção do desenvolvimento local? Palavras-chave: Ensino médio integrado, Ensino de Sociologia, Currículo Integrado |