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ENESEB 2017
Resumo: 174-1

Poster (Painel)


174-1

DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE: QUESTIONAMENTOS EM PROL DE UM ENSINO DE SOCIOLOGIA INCLUSIVO

Autores:
WENDERSON LUAN DOS SANTOS LIMA1
1 UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar como o processo de formação a partir do Pibid de Sociologia, pode questionar pesquisas e políticas públicas direcionadas ao ensino de sociologia no ensino médio, para uma formação mútua dos sujeitos, em torno das pesquisas, metodologias que possibilite aprendizagens, avaliações voltada para um ensino inclusivo, para deficientes visual/físicos. Utilizando como João Sebastião (2002) como o principal pesquisador, para produzir sociólogos para escolas inclusivas; Zardo (2011) sobre o movimento da educação inclusiva, que traz uma transformação dos sistemas de ensino, possibilitando questionar diretrizes e práticas educacionais. É necessário repensar do ponto vista de um professor, pais, gestores e do próprio aluno deficiente, que educação queremos ou teremos em pleno século XXI. Através de desenvolvimento de novas tecnologias, métodos educacionais, fortalecendo o ensino inclusivo com pesquisas voltada para o ensino de sociologia, utilizando o PIBID, escolas, alunos, professores e outros espaços não escolares.

Palavras-chave:
 Educação inclusiva. , Ensino de sociologia. , Formação docente. , PIBID., Práticas educacionais.