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ENESEB 2017
Resumo: 177-1

Oral (Tema Livre)


177-1

A recontextualização nos livros didáticos sociologia: uma interface com as propostas curriculares do Rio de Janeiro.

Autores:
Tais do Nascimento Santana1, Bruna Lucila de Gois dos Anjos1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de sociologia a luz da teoria do sociólogo da educação Basil Bernstein, para entender em que medida os livros didáticos analisados recontextualizam o conhecimento das Ciências Sociais apresentados nas propostas curriculares do estado do Rio de Janeiro. Os livros didáticos selecionados são: Tempos Modernos, Tempos de Sociologia; Sociologia em Movimento e Sociologia para jovens do século XXI. A escolha desses livros se justifica, pois além de serem livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2015, contam com autores que localizam sua atuação profissional no estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a fim de cumprir com os objetivos propostos, analisamos as últimas propostas curriculares do estado do Rio de Janeiro (Currículo Mínimo de Sociologia; 2011 e 2012), o Guia do PNLD 2015 e análise do sumário dos três livros selecionados. Além da análise dos documentos, propomos também, a realização de entrevista com um autor de cada livro para percebemos a recontextualização, o enquadramento e a classificação entre os livros didáticos analisados e as propostas curriculares do estado do Rio de Janeiro. Com base na análise feita até o momento, percebemos que há uma relação entre o campo oficial de recontextualização e os livros didáticos de sociologia.

Palavras-chave:
 Basil Bernstein, Livros didáticos de sociologia, Propostas curriculares, Recontextualização