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ENESEB 2017
Resumo: 179-1

Oral (Tema Livre)


179-1

As Contribuições do PIBID para formação de professores em Ciências Sociais: um estudo baseado nas perspectivas dos/as bolsistas acerca do tema.

Autores:
Pedro Vitor de Souza Lopes1,2
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2 PMAL - Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

Resumo:
Este estudo constitui-se na síntese das discussões apresentadas pelo autor em seu homônimo trabalho de graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa analisa a relevância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no processo de formação de professores em Ciências Sociais, com base nos depoimentos dos bolsistas do programa. Além da revisão literária, influenciada pelos escritos de Tardif (2014), Handfas (2009), Oliveira (2013), Libâneo (2013), entre outros, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas aplicadas a um grupo de 10 bolsistas PIBID inseridos no Subprojeto Ciências Sociais da UFPE. . As questões suscitadas aos sujeitos pesquisados buscaram inferir, do ponto de vista subjetivo, as convergências e divergências de impressões acerca dos impactos do PIBID na formação acadêmica bem como suas opiniões acerca da Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE, tendo como pressupostos os objetivos contidos no Decreto Nº 7.219/2010, que regulamenta o PIBID.Dentre os resultados obtidos, há de se destacar o papel do programa como importante espaço de autopercepção profissional, onde é possível reconhecer a prática docente como atividade complexa e multifacetada. Além disso, há uma preocupação recorrente dos entrevistados em construir uma relação dialógica com os alunos, aproximando as teorias,conceitos e temas sociológicos da realidade vivida por eles.

Palavras-chave:
 PIBID, Formação de professores, Ciências Sociais, Ensino de Sociologia