Oral (Tema Livre)
181-1 | O protagonismo juvenil presente nas aulas de Humanidades da Escola de Tempo Integral: o caso da escola estadual Hélio Cerqueira Leite – Indaiatuba -SP | Autores: | Marcos Roberto Mesquita1, Doraci Alvarenga1 1 SEE-SP - Secretaria de Educação de SP |
Resumo: Objetivos Gerais: discutir os conceitos de juventude e de protagonismo juvenil; analisar as diferentes formas em que o protagonismo juvenil é trabalhado na escola de tempo integral, sobretudo nas aulas de Humanidades.
Objetivos específicos: discutir de que forma o protagonismo juvenil auxilia na formação de alunos críticos e que querem fazer ações transformadoras tanto na escola quanto na sociedade e posteriormente no mercado de trabalho.
Discussão sociológica sobre o conceito de juventude, baseada na ideia de que não há uma juventude, mas juventudes (Foracchi, Pais, Abramo, Groppo, Bourdieu).
Pretende-se abordar o conceito de protagonismo juvenil, como forma de estimular a autonomia dos jovens. Esse conceito se refere às ações que têm por atores os próprios jovens.
Pretende-se realizar entrevistas com alunos da escola Hélio que possuem perfil protagonista em que eles tratarão de suas vivências nas aulas de Humanidades e no cotidiano da escola. O questionário será semiestruturado e será aplicado para um grupo de 10 alunos, sendo uma análise qualitativa dos dados.
O artigo pretende discutir como a escola pode estimular o protagonismo dos jovens e fazê-los ser cidadãos críticos e preparados para lidar com as transformações do mundo globalizado.
Alunos que possuem ações protagonistas são importantes no contexto atual e nas aulas de humanidades, pois eles demandam espaços de participação dentro e fora da esfera escolar.
Palavras-chave: Juventude, protagonismo juvenil, escola, escola de tempo integral, humanidades |