Oral (Tema Livre)
182-1 | Teatro e transformação social: Notas de experiências produzidas através do Programa PIBID em Ocupações Estudantis do Sul da Bahia. | Autores: | Laiane Vitória1, Ewerthon Vieira2 1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, 2 IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
Resumo:
Esse trabalho objetiva analisar a hipótese da arte teatral como prática transformadora de sujeitos, a partir das experiências de oficinas teatrais construídas em algumas escolas ocupadas por estudantes durante o ano de 2016, na região Sul-Baiana (do IFbaiano-Uruçuca, IFBA-Ilhéus e Ceep-Itabuna). A partir disso discute-se relatos de experiências do teatro, junto às ocupações estudantis realizadas contra a PEC 55, com o tema, “por que estamos ocupando?”. Para tanto, utilizamos a visão de Goffman (2014) sobre representação social e Boal (2013) com suas práticas de jogos teatrais para tratar do tema opressor e oprimido. Essa experiência ocorreu a partir do PIBID (programa de iniciação a docência), que possibilita as intervenções nas práticas do ser professor, fomentando atividades, que permitem discussões de temas atuais, ocorrentes na nossa sociedade.
Palavras-chave: Arte Teatral, ocupações estudantis, prática transformadora, relato de experiência |