Oral (Tema Livre)
183-1 | A produção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio. | Autores: | Danielle Dantas de Macedo Maia1 1 FUNDAJ - FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO |
Resumo: As expressões culturais contemporâneas e a juventude se espelham na cultura de mídias digitais, em arranjos sociais construídos em redes virtuais e na mobilidade da informação e comunicação, exigindo inovação das práticas de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. O presente estudo versa sobre a importância de produzir tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) voltadas para ensino-aprendizagem da Sociologia no ensino médio. O trabalho tem como objetivos: Discutir a produção de tecnologias digitais que considere a especificidade do processo de ensino-aprendizagem da Sociologia para o ensino médio; Apontar os motivos que dificultam a produção dessas tecnologias; Conhecer caminhos para a produção de tecnologias digitais capazes de oferecer o ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio de forma diferente e motivadora. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: As tecnologias digitais de informação e comunicação facilitam o interesse dos alunos pelos conteúdos da sociologia? Como é a produção das TDICs para o ensino-aprendizagem da Sociologia no ensino médio? Como são analisadas teoricamente? Na busca por essas respostas, trabalhamos metodologicamente com a pesquisa bibliográfica. Na proporção em que se trazem à reflexão informações sobre a produção das TDICs para o ensino-aprendizagem da Sociologia no ensino médio, o mesmo, procura colaborar com a expansão e implantação dessas tecnologias no ensino da Sociologia. Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Ensino-aprendizagem, Sociologia no Ensino Médio |