Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 188-1

Poster (Painel)


188-1

Pas: Essa vaga é minha!

Autores:
Laiane Moraes Damasceno1, Lucas Pereira Oliveira2, Lucas Chaves Fortaleza3
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
O projeto “PAS: essa vaga é minha” foi pensando a partir de experiências de alunos do Pibid de Sociologia da Universidade de Brasília - UnB, enquanto iniciantes docentes em uma das escolas em que o Pibid de Sociologia da UnB atua - Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia (Cem 02). Tendo em vista o momento que esses jovens estudantes vivem em suas vidas (as incertezas sobre seu futuro, do que querem "ser" e "quais" são as possibilidades de futuro que eles possuem), este projeto visa ajudar-los a ampliar o leque de possibilidade que possuem, incentivando-os ao ingresso na UnB por meio da política de cotas sociais e racial implementado pela Lei Federal n° 12.711, Decreto n° 7.824/2012 e a Portaria Normativa do Mec n°18/2012. Desta forma, foi escolhido uma das formas de ingresso na Universidade, o Programa de Avaliação Seriada - PAS, a fim de despertar nos estudantes o interesse pela Universidade. A questão do “interesse pela Universidade” é um ponto a se destacar. Os alunos do Cem 02 não se sentem capazes de ingressar na UnB. Isso se deve há alguns fatores que são expostos por eles, como: local de moraria (por habitarem em uma cidade da periferia), condições econômicas (baixa renda), condição social (pardos e negros) e também com relação à educação. Com isso, os estudantes não se sentem preparados a disputar uma vaga na UnB e acabam não participando do PAS e perdendo uma das chances de ingresso na Universidade de Brasília.

Palavras-chave:
 Educação, Ensino Médio, Projetos de Vida