Poster (Painel)
189-1 | Ensino de Sociologia e a Teoria da Atividade: uma contribuição ao processo de ensinar e aprender. | Autores: | Gisele Ap. Alves Afonso1 2 FFC - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho |
Resumo: A disciplina de Sociologia encontra dificuldades em se manter no currículo. Atualmente corre o risco de novamente perder seu espaço devido a recente reforma do ensino médio. Paralelamente, a dificuldade de ensinar Sociologia permanece num país que não valoriza a educação como todo, principalmente essa disciplina, fato que exige pesquisas permanentes sobre o processo de ensino/aprendizagem. O objetivo do trabalho é compreender o processo de ensinar e aprender Sociologia, a partir da teoria histórico-cultural, em especial, a teoria da Atividade de Leontiev. Na concepção histórico-cultural, a atividade é um conceito-chave no processo de mediação, pois mediatiza a relação entre o homem e a realidade objetiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e observação do espaço escolar, constatamos que a aprendizagem pode ser significativa à medida que o novo conteúdo responder a uma necessidade do sujeito, sendo por ele apropriado e incorporado às suas estruturas cognitivas, propiciando o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores. Essa abordagem ajuda a compreender o trabalho de professor e sua formação profissional, uma vez que explicita natureza social da estrutura da atividade humana, a relação entre atividade de ensino e aprendizagem, bem como do desenvolvimento humano. A partir da estrutura necessidade/motivo/ações/operações/objetivo a atividade pedagógica incorpora um planejamento, que propicia o ensinar e aprender numa perspectiva de educação emancipadora.
Palavras-chave: Sociologia, Teoria da atividade, Contribuição, Ensinar, Aprender |