Oral (Tema Livre)
190-1 | “MACULELÊ – VIVÊNCIAS E SABERES DE UMA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA”: GRUPOS E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA, UM ESTUDO DE CASO. | Autores: | Camila Maria Cunha de Souza Freitas1,2 1 UFC - Universidade Federal do Ceará, 2 SEDUC-CE - Secretária de Educação do Estado do Ceará |
Resumo: A pesquisa que ora apresento é um estudo de caso realizado em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-CE. As EEEPs possuem particularidades que as tornam um instigante campo de pesquisa. O objetivo deste trabalho é observar, descrever e analisar as vivências de jovens estudantes que integram um grupo cultural na escola e assim, buscar compreender como a instituição (professores e projeto pedagógico) dialoga, se relaciona com as práticas trazidas para dentro do ambiente escolar. O foco das observações é o grupo organizado pelas discentes e as relações estabelecidas pelos atores escolares. A discussão teórica se dá em torno do conceito de juventude. Trabalho com autores como Abramo (1994), Pais (2003) e Carrano (2000, 2009), que entendem a juventude enquanto categoria social e não apenas como faixa etária. Bourdieu (1983) e Sarlo (1997) para pensar a juventude envolvendo estilos de vida, estética, categorias de consumo, sentimento de pertença etc. Camacho (2004) que trata da invisibilidade dos estudantes, por vezes nem percebidos enquanto jovens. A discussão de Dayrell (2007) que analisa a escola como espaço de socialização. Maia (2004) que pensa a relação grupo cultural / cultura juvenil na escola. Para realizar tais reflexões, os instrumentos metodológicos utilizados são: levantamento bibliográfico, observações grupos focais e entrevistas. Palavras-chave: Cultura juvenil, Escola, Educação profissional, Grupo cultural |