Oral (Tema Livre)
191-1 | Práticas de leitura e escrita a partir do livro didático de Sociologia | Autores: | Erika Kulessa de Souza1 1 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
Resumo: Neste artigo apresento parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo enfoque são as práticas de escrita nas aulas de Sociologia. Apresento os usos do livro didático observados em campo, analisando de que forma as características de seus textos e o trabalho com eles realizado se reflete na produção dos estudantes e na sua familiarização com a linguagem sociológica.
A língua escrita é uma ferramenta fundamental na construção do conhecimento científico, dada a importância dos processos de descrição, comparação, análise e argumentação na elaboração de suas teorias. O aporte dos estudos socioculturais indica a importância dos momentos de interação com essas práticas linguísticas para a construção do olhar sociológico também na educação básica. Este trabalho, no entanto, se desenvolve em um cenário em que boa parte dos estudantes apresenta dificuldades para ler e escrever textos com uma linguagem mais conceitual e teórica.
Os professores desenvolvem estratégias para lidar com essa condição, mas a pesquisa de campo em três escolas públicas paulistas sugere que muitas vezes incorporam práticas de trabalho com textos consolidadas na cultura escolar e que são em parte responsáveis pelas dificuldades dos estudantes com a leitura e escrita. Deve-se discutir, portanto, de que modo o livro didático e o trabalho com ele podem promover uma relação mais reflexiva, criativa e não reprodutiva com a língua escrita e consequentemente um aprendizado mais efetivo da Sociologia. Palavras-chave: linguagem sociológica, leitura e escrita, cultura escolar, livro didático, trabalho docente |