Oral (Tema Livre)
192-1 | PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM CONCEIÇÃO DO ALMEIDA - BAHIA | Autores: | Fernanda Souza Santos Santanna1, Luis Flávio Reis Godinho1 1 UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Resumo: Este estudo propõe-se a ampliar percepções da realidade do ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia, precisamente no município de Conceição do Almeida. Investigando o ensino de Sociologia a partir de variáveis como o perfil docente, metodologias de ensino, conteúdos programáticos e a relação dos alunos com o componente pela perspectiva docente. Objetiva-se especificamente compreender visões e práticas didático-pedagógicas dos professores de Sociologia do município, identificar suas formações acadêmicas, bem como analisar o potencial político-social da disciplina. Para atender expectativas teórico-empíricas, empregou-se uma abordagem metodológica quanti-quali pela possibilidade de complementaridade dessas dimensões de análise (MINAYO; SANCHEZ, 1993). Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado com 5 docentes das escolas locais que lecionam Sociologia. Percebeu-se que não há professores formados em Ciências Sociais na localidade, o conteúdo programático apresenta insuficiências, mas há uma busca por metodologias de ensino diversificadas. A relação com os estudantes apresenta-se positiva, pois eles estabelecem posturas questionadoras diante da disciplina, segundo docentes. Este estudo é relevante, pois há carência de análises sobre a realidade do ensino de Sociologia no país, principalmente no interior da Bahia. Além disso, no contexto da Reforma do Ensino Médio e da Escola Sem Partido, estudos na área auxiliam na defesa da Sociologia e de uma educação emancipatória. Palavras-chave: Ensino, Perspectivas docentes, Sociologia |