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ENESEB 2017
Resumo: 194-1

Oral (Tema Livre)


194-1

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM CURSO: Estágio e PIBID na Licenciatura em Ciências Sociais (FFC - UNESP – Marília (SP)

Autores:
Renata Nogueira Menezes1
1 FFC-UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Câmpus de Marília

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de formação na licenciatura de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Dentro do escopo desta formação de professores o seu sentido, social e historicamente produzido, é pautado, sobretudo, na Teoria Histórico-Cultural, assim teoria e prática pedagógicas se sustentam em uma concepção de educação para a emancipação humana. O trajeto entre a faculdade e a escola é mediado por disciplinas curriculares obrigatórias e projetos institucionais, como o de extensão, Núcleo de Ensino e o PIBID. Os dois projetos aproximam de uma forma peculiar universidade e escola públicas. Conceitos como aprendizagem e desenvolvimento, em Vigostski e atividade em Leontiev, que fundamentam as práticas político-pedagógicas do ensino, das metodologias de ensino de Sociologia, das disciplinas de estágio e dos projetos que visam articular teoria e prática, proporcionam uma mediação nesta relação qualitativamente diferente. Assim, questionamos que formação diferentes está sendo proporcionada na Licenciatura da FFC a partir destas articulações e que olhar sociológico e pedagógico este espaço de formação e educação dos sujeitos engendra.

Palavras-chave:
 Formação de professores, Licenciatura em Ciências Sociais, Teoria e práticas pedagógicas, PIBID e Estágios supersionados