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ENESEB 2017
Resumo: 195-1

Oral (Tema Livre)


195-1

O PIBID e a imaginação sociológica: o que os alunos das escolas públicas pensam sobre a reforma do ensino médio

Autores:
Flávia Mendes Ferreira1, Gabriel Bastos Ribeiro 1, Julius Cezar Felício 1
1 UFF - Universidade Federal Fluminense , 2 UFF - Universidade Federal Fluminense , 3 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
A partir da medida provisória de número 746/16, publicada no Diário Oficial no dia 23 de setembro de 2016, convertida para Lei 13.415/17, o ensino médio brasileiro sofre mudanças. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida pelo Pibid do curso de ciências sociais da Universidade Federal Fluminense pólo situado na Cidade de Campos dos Goytacazes e, visa compreender, qual a percepção dos alunos do ensino médio sobre a reforma que vem sendo feita pelo atual governo, assim como a importância da disciplina de sociologia em sua formação. Para desenvolvimento da pesquisa solicitamos a alunos do ensino médio de diferentes instituições públicas que desenvolvessem uma carta opinando sobre a reforma desta modalidade de ensino a partir de perguntas elaboradas pelo grupo de pesquisa. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a importância da disciplina de sociologia no ensino médio e fazem reflexão sobre educação como Amaury Moraes, Ileizi Fiorelli, Anita Handfas, Flávio Sarandy, Florestan Fernandes e Wrigth Mills. Foi possível perceber que a presença da sociologia no ensino médio desde a aprovação da Lei 11.684/2008, assim como as atividades desenvolvidas pelo PIBID nas escolas públicas analisadas contribuíram para desenvolver nos alunos a imaginação sociológica que permitiu que relacionassem a escola, sua formação no ensino médio e as aulas de sociologia com o contexto social e político que vivemos no país na atualidade.

Palavras-chave:
 Imaginação Sociológica , Pibid , Reforma do ensino médio