Oral (Tema Livre)
196-1 | Ensino de sociologia e produção de materiais didáticos em diferentes formatos: documentários, revistas e livros. | Autores: | Adriana Andrela Camponez1 1 SEED-PR - Secretaria Estadual de Educação do estado do Paraná |
Resumo: Objetivo: apresentar o processo metodológico utilizado na produção de materiais didáticos nas aulas de Sociologia em Londrina-Paraná com o intuído de estimular a utilização de instrumentos pedagógicos que estejam mais afinados com os interesses dos alunos, fazendo-os não só apropriarem-se, mas também produzir conhecimento.
Trata-se de três projetos diferenciados, cujas metodologias de aprendizagem foram, conjuntamente, pensadas e desenvolvidas pelos alunos e docente da disciplina. O primeiro deles, Projeto Sociologia em Foco, dedicou-se à produção de documentários, o posterior, Projeto Famílias Possíveis, resultou na confecção de revistas de fotonovelas e o último, Projeto Dossiê Didático, ocupou-se da elaboração de um livro sobre o tema corrupção.
Justificativa: o compartilhamento do processo de produção dos referidos materiais didáticos e os resultados concretos destas experiências visa, além do ensino pragmático do saber-fazer, promover discussões em torno da superação do modelo tradicional de ensino, da utilização de novos instrumentos tecnológicos, da mudança na relação ensino aprendizagem, introdução à iniciação científica e, evidentemente, a reflexão crítica sobre os diversos fenômenos sociais.
Proposta: Após a apresentação dos três projetos e dos respectivos resultados, será proposto aos participantes que, em equipe, montem uma fotonovela. Seguindo orientações, os grupos deverão elaborar um roteiro, um storyboard (esboço sequencial) e utilizar figuras previamente selecionadas sobre temas que serão sugeridos para realizar a tarefa. Palavras-chave: ensino de sociologia, produção de materiais didáticos, novas metodologias |