Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 197-1

Oral (Tema Livre)


197-1

Percepções das relações sociais presentes na escola: um olhar sociológico

Autores:
Natalia Pineda Zuliani1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise sociológica de uma Escola Estadual de Marília-SP, a partir de entrevistas realizadas na escola. Analisa-se as relações presentes e a perda de sentidos no aprender e ensinar, tanto do aluno, quanto do professor, tendo como subsídio o cotidiano da escola, percebido durante as aulas de Sociologia. Desta forma, para formulação deste trabalho foi necessário inicialmente analisar o conjunto das relações sociais presente na escola. A compreensão deste espaço escolar tem por parâmetro as discussões de Dayrell (2007) em que relata que a problemática de falta de sentidos não se reduz apenas aos jovens, nem apenas às escolas. Segundo o autor, a perda de sentidos se dá nas tensões e desafios existentes na relação atual da juventude com sua escola, que afetam diretamente as instituições e os processos de socializações das novas gerações. Contudo, como Aquino (1996) relata, tanto o papel da escola, como do professor é o de potencializar as experiências dos estudantes e sempre reinventar continuadamente as metodologias e a relação com os alunos. Isto posto, percebe-se que na referida escola a perda de sentido do processo de ensino e aprendizagem pode ser explicado por diferentes fatores, mas com destaque para a dualidade existente, entre os objetivos dos professores e os interesses dos alunos. De modo que, as novas necessidades dos alunos deveriam ser avaliadas, problematizadas e incorporadas pelas práticas de ensino.

Palavras-chave:
 escola, perda, sentidos