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198-1 | A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Autores: | Thiago Emanuel Folgueiral1 1 UNESP - MARÍLIA - Univerdade Estadual Paulista |
Resumo: O presente texto tem como objetivo central discutir a nova Reforma do Ensino Médio, imposta através de Medida Provisória nº 746, de 2016, em processo de Lei nº 13.415, de 16/02/2017. A reforma do Ensino Médio tem ganhado grande repercussão, pelo fato de além de ser imposta com urgência através de Medida Provisória, outro ponto que vem chamando a atenção foi caráter propagandista do governo. Junto a isso, a radicalidade das mudanças a falta de informação e dialogo na construção da reforma, com os profissionais da educação e com a sociedade em geral é outro ponto evidente. Através dos discursos e propagandas governamentais foi obsevado a tentativa de evidenciar uma suposta “autonomia” dos alunos na sua escolha na grade disciplinar e perpassando a ideia de modernização da escola. Nesses acontecimentos é observado com a reforma do Ensino Médio, duas interpretações sobre a “autonomia” para enfrentar a crise e a ausência de sentido na escola. Uma pela via liberal com proposta de flexibilização, “livre escolha” e “autonomia” disciplinar dos alunos. E a outra com uma abordagem crítica, na perspectiva de formação autônoma reflexiva dos alunos. A partir das novas resoluções apresentadas será discutida a concepção de estudos e práticas na disciplina de Sociologia, juntamente com a formulação de autonomia encontrada nos documentos governamentais. Utilizando como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural. Palavras-chave: Sociologia , Reforma Ensino Médio, Teoria Histórico-Cultural |