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ENESEB 2017
Resumo: 200-1

Oral (Tema Livre)


200-1

A pesquisa quantitativa e o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação como práticas no ensino de Sociologia no Ensino Médio

Autores:
Jéssica Josiane Schmidt1, Daniel Vitor Vicente1
1 UEL - Universidade Estadaual de Londrina

Resumo:
Uma das propostas da Sociologia na educação básica é a de conseguir se comunicar com os adolescentes e jovens a partir das problematizações da própria realidade socialmente construída por todos e todas. Neste sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que o mundo digital oferecem podem ser um caminho de aproximação aos jovens à pesquisa social e às indagações dos conteúdos de sociologia. Diante desta questão, o objetivo deste artigo é tratar da importância de inserir duas ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de sociologia no Ensino Médio: a prática da pesquisa e o uso de TICs no espaço escolar. A união destas duas propostas busca estimular uma atitude científica de pesquisa de forma, linguagem e instrumentos acessíveis por parte dos estudantes. Um objetivo seguinte é sugerir aos professores de Sociologia uma metodologia de ensino que envolva os recursos da pesquisa e da tecnologia, utilizando como exemplo uma pesquisa online. Na pesquisa, 222 estudantes do ensino fundamental e médio responderam a um questionário do formulários Google. O questionário foi elaborado e aplicado por estudantes de Londrina sobre a conscientização da reciclagem e a relação de cidadania e meio ambiente. O quadro teórico está referenciado pela abordagem histórico-crítica (GASPARIN, 2002), os debates sobre ensino de Sociologia (SILVA,2007), a Sociologia e o uso das TICs (DWYER, 2010), e a pesquisa quantitativa em Ciências Sociais (BALTAR; BALTAR, 2010).

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Pesquisa Quantitativa, Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs