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ENESEB 2017
Resumo: 200-2

Oral (Tema Livre)


200-2

Obtenção e análise de dados quantitativos oficiais para o ensino de sociologia no Ensino Médio

Autores:
Daniel Vitor Vicente1, Jéssica Josiane Schmidt1
1 UEL - Universidade Estadaual de Londrina

Resumo:
A proposta da oficina é instrumentalizar os professores de sociologia da Educação Básica para que desenvolvam a habilidade de elaborar informações sobre a população brasileira utilizando informações oficiais divulgadas por institutos de pesquisa. A partir da experiência com os professores de Sociologia, estudantes de graduação de Ciências Sociais e estudantes do Ensino Médio do projeto Observatório da Educação- OBEDUC-UEL, compartilhamos a proposta de pesquisar junto às informações do IBGE, Inep, Ipeadata e Knoema. É possível trabalhar com séries estatísticas e informações sobre as condições sociais da população brasileira em suas variadas dimensões como, por exemplo, diferenças de rendimento entre homens e mulheres, diferenças de salários entre a população branca e negra, emprego e desemprego, condições de habitação e moradia, saúde, escolaridade entre outras informações. São dados que, inclusive, podem ser produzidos pelos próprios professores com a justificativa que materializar as várias questões de conteúdos trabalhados na disciplina de sociologia no Ensino Médio, fornecendo sentido e autenticidade às problemáticas sociológicas. Material a ser utilizado: Número de participantes: 40. Material: Data show, notebook, folhas de sulfite, canetas, laboratório de informática ou pedir aos participantes para que levem notebook.

Palavras-chave:
 Informações, dados estatísticos, ensino de Sociologia, IBGE, ipeadata