Oral (Tema Livre)
201-1 | A Sociologia no ensino médio e a prática docente: ciência como convencimento | Autores: | Márcio Kleber Morais Pessoa1,2, Manoel Moreira de Sousa Neto3,2 1 UECE - Universidade Estadual do Ceará, 2 SEDUC-CE - Secretaria de Educação Básica do Ceará, 3 UFPR - Universidade Federal do Paraná |
Resumo: O princípio constitucional de universalização do ensino médio está distante de ser alcançado. No mesmo sentido, muitos alunos da escola pública possuem famílias com baixa escolaridade. Pesquisas apontam que a televisão – dominada por um oligopólio corporativo no Brasil - é a principal fonte de informação para a maioria das pessoas. Ademais, 90% dos brasileiros vão regularmente à igreja. Este é o cenário encontrado pelo professor de sociologia na escola: alunos com pouca inserção no mundo científico, mas com bastante contato com discursos ideológicos e tradicionais, que contribuem para um senso comum mitificado e pouco científico. Este mote abre espaço para a discussão sobre a forma como o conhecimento de sociologia é produzido numa relação de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de rotinização do conhecimento escolar de sociologia a partir da prática docente. Partimos da hipótese que o professor de sociologia tem como uma de funções o convencimento, isto é, a necessidade de comprovar constantemente afirmações relativas a estudos científicos junto ao alunado, mesmo estudos mais básicos para quem convive em ambiente acadêmico. A metodologia é a seguinte: dado autobiográfico, análise documental e revisão de literatura. Abordaremos neste trabalho a prática docente do professor de sociologia, a partir da experiência docente dos autores, há mais de seis anos, apresentando casos em que o convencimento se apresentou como ferramenta didática. Palavras-chave: Sociologia no ensino médio, Escola pública, Prática docente |