Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 204-1

Oral (Tema Livre)


204-1

Leitura e discussão por meio de filmes sobre gênero e diversidade sexual na escola

Autores:
Lirian Santos1, Selton Almeida Chagas2
1 IFRO-VHA - Instituto Federal de Rondônia campus Vilhena, 2 IFMT-ROO - Instituto Federal de Mato Grosso campus Rondonópolis

Resumo:
A discussão e a reflexão sobre os conceitos de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar são de suma importância para a promoção de uma educação para a pluralidade cultural. Tal perspectiva está centrada no direito à diversidade como um dos fundamentos para uma sociedade democrática e igualitária. Para que a prática cotidiana de cidadania se efetive no ambiente escolar é necessário ultrapassar as práticas discriminatórias e segregadoras que sofrem os alunos e alunas considerados “diferentes”. Este artigo tem por objetivo suscitar reflexões sobre a experiência didática realizada no projeto de extensão “Leitura e discussão por meio de filmes sobre gênero e diversidade sexual na escola”, executado no Instituto Federal de Rondônia Campus-Vilhena. Nesta perspectiva, nos utilizamos da metodologia de exposição e discussão de filmes relacionados as temáticas gênero e diversidade sexual. Nos resultados, pudemos perceber a urgência em aprofundar o debate, a reflexão e os conhecimentos acerca dos conceitos de gênero e diversidade sexual no contexto educativo, discutindo e incitando práticas pedagógicas condizentes às demandas dos diferentes sujeitos sociais. Cabe, portanto, à escola o papel de promover e dar continuidade a práticas pedagógicas que primem pela perspectiva da pluriculturalidade na educação básica.

Palavras-chave:
 Gênero, Diversidade Sexual, IFRO-VHA