Oral (Tema Livre)
205-1 | População negra de Londrina: a relação entre os homicídios, segregação socioespacial racismo e evasão escolar | Autores: | claudio francisco galdino1 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar tanto os indicadores de homicídios da população negra na cidade de Londrina no Estado do Paraná, no período de 2005 a 2014, quanto à relação entre os homicídios e a escolaridade das vítimas. A especificidade do estudo, consiste em verificar qual é a relação dos homicídios com a escolarização das vítimas negras e com a segregação socioespacial que os desloca para as regiões periféricas do município.
Aos negros são imputadas as mais diversas formas de violência, seja a violência simbólica numa perspectiva bourdieusiana, a violência física, a violência institucional, a violência cultural, sendo que em todas estas formas de violência estão presentes os resquícios de um país escravagista, racista e que foi construído sob a égide da democracia racial.
Assoberbados com o racismo, a violência, culmina em indicadores elevados de homicídios incidindo preferencialmente em regiões periféricas e carentes, onde a população negra londrinense foi empurrada. Da mesma maneira, a baixa escolarização também acompanhou as vítimas de homicídios, no período pesquisado, em decorrência da invisibilidade e das práticas racistas frequentes em ambiente escolar.
Palavras-chave: violência, racismo, evasão escolar, homicídos, segregação socioespacial |