Oral (Tema Livre)
206-1 | Mapeamento das monografias do Curso de Ciências Sociais da UFF - 1980/2016: trajetórias e temas de agenda do ensino da Sociologia no Brasil | Autores: | Elisabete Cruvello1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense, 2 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: O mapeamento de cem monografias do Curso de Ciências Sociais da UFF nas modalidades do bacharelado e da licenciatura possibilita captar os temas de agenda relevantes sobre o debate do ensino da Sociologia na educação básica, bem como aproximar esses temas de agenda da conjuntura e a produção dos trabalhos em análise. Duas questões norteiam a pesquisa: Como as monografias em análise retratam a conjuntura e a discussão acerca do ensino da Sociologia na escola média brasileira? Que trajetórias sugerem essas monografias sobre o curso de Ciências Sociais da UFF? Cinco categorias são delimitadas: discussão política do ensino da Sociologia; concepção filosófica da educação; avaliação dos projetos educativos; debate dos temas transversais; relatos do PIBID. As principais fontes empregadas dizem respeito às monografias produzidas, ao projeto político pedagógico e as resoluções do Curso de Ciências Sociais da UFF, legislações brasileiras, além das contribuições de Simone Meuci, Ileilzi Silva, Amaury Moraes e Carvalho. As monografias abordam três períodos: de 1990 a 1996; de 1997 a 2011; e, de 2012 a 2016. Essa periodização configuram as conjunturas e os principais temas de agenda decorrentes. Palavras-chave: mapemanto de monografias, Curso de Ciências Sociais UFF, trajetórias do ensino da Sociologia |