Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 206-1

Oral (Tema Livre)


206-1

Mapeamento das monografias do Curso de Ciências Sociais da UFF - 1980/2016: trajetórias e temas de agenda do ensino da Sociologia no Brasil

Autores:
Elisabete Cruvello1
1 UFF - Universidade Federal Fluminense, 2 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
O mapeamento de cem monografias do Curso de Ciências Sociais da UFF nas modalidades do bacharelado e da licenciatura possibilita captar os temas de agenda relevantes sobre o debate do ensino da Sociologia na educação básica, bem como aproximar esses temas de agenda da conjuntura e a produção dos trabalhos em análise. Duas questões norteiam a pesquisa: Como as monografias em análise retratam a conjuntura e a discussão acerca do ensino da Sociologia na escola média brasileira? Que trajetórias sugerem essas monografias sobre o curso de Ciências Sociais da UFF? Cinco categorias são delimitadas: discussão política do ensino da Sociologia; concepção filosófica da educação; avaliação dos projetos educativos; debate dos temas transversais; relatos do PIBID. As principais fontes empregadas dizem respeito às monografias produzidas, ao projeto político pedagógico e as resoluções do Curso de Ciências Sociais da UFF, legislações brasileiras, além das contribuições de Simone Meuci, Ileilzi Silva, Amaury Moraes e Carvalho. As monografias abordam três períodos: de 1990 a 1996; de 1997 a 2011; e, de 2012 a 2016. Essa periodização configuram as conjunturas e os principais temas de agenda decorrentes.

Palavras-chave:
 mapemanto de monografias, Curso de Ciências Sociais UFF, trajetórias do ensino da Sociologia