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ENESEB 2017
Resumo: 208-1

Oral (Tema Livre)


208-1

OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO COMO ARTEFATOS HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA

Autores:
Antonio Alberto Brunetta2
2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Esta pesquisa analisa relatórios de estágio de licenciatura, das décadas de 1980 e 1990, de Sociologia e Organização Social e Política Brasileira, pertencentes ao arquivo da Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. A problematização gira em torno das questões relacionadas à construção da subjetividade do docente em formação, diante de um período de transição política e pedagógica, centrando-se nas representações e práticas derivadas das seguintes escolhas e construções: 1) de temas, teorias e conteúdos a serem trabalhados; 2) de concepções pedagógicas e enfoques didáticos e metodológicos utilizados; 3) das relações com os contextos escolares da educação básica nos quais os estágios foram realizados. O conhecimento de tal arquivo contribui para a preservação do acervo e de sua memória, e possibilita o desvelamento dos processos históricos de construção da identidade da formação de docentes de sociologia. O referencial teórico-metodológico, de natureza sociológica, utiliza-se de categorias tais como: “discursividade do arquivo”, “desejo de arquivo” e “arquivo como construto social”. As hipóteses que cercam essa investigação dizem respeito à predominância de aspectos subjetivos e afetivos durante o estágio, mesmo que as escolhas e construções do trabalho dos/as estagiários/as estivessem em sintonia com as questões políticas nacionais que marcaram o período em questão.

Palavras-chave:
 Estágio Curricular, Arquivo, Prática de Ensino de Sociologia e OSPB