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ENESEB 2017
Resumo: 211-1

Oral (Tema Livre)


211-1

Da experiência à percepção: o papel dos métodos das ciências sociais na educação básica de Uberlândia.

Autores:
Leo Da Cruz2, Anna Carolina Alves Cruz1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
A partir da experiência vivida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), Subprojeto Sociologia, da Universidade Federal de Uberlândia na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras e Escola Estadual Antônio Luís Bastos, apresenta-se algumas das ações que foram realizadas nessas instituições de ensino e seus respectivos resultados. Nesse sentido, o escopo do trabalho é expressar o viés etnográfico do encontro entre diferentes sujeitos presentes no processo educativo de escolas públicas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O objetivo é apontar de que maneira os métodos da antropologia e sociologia podem contribuir na construção pedagógica da educação. Diante disso, por meio do olhar participativo, do ouvir e do escrever, conforme Roberto Cardoso de Oliveira (1996) foram feitas intervenções pontuais buscando nos alunos as formas e hábitos que expressam o seu universo simbólico e material. Dessa experiência do diverso, promovido pela vivência educacional, criaram-se práticas e estratégias para o aperfeiçoamento e diagnóstico da realidade contextual da escola e dos alunos.

Palavras-chave:
 Ciências Sociais, Educação Básica, Métodos, PIBID