Oral (Tema Livre)
211-1 | Da experiência à percepção: o papel dos métodos das ciências sociais na educação básica de Uberlândia. | Autores: | Leo Da Cruz2, Anna Carolina Alves Cruz1 1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
Resumo: A partir da experiência vivida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), Subprojeto Sociologia, da Universidade Federal de Uberlândia na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras e Escola Estadual Antônio Luís Bastos, apresenta-se algumas das ações que foram realizadas nessas instituições de ensino e seus respectivos resultados. Nesse sentido, o escopo do trabalho é expressar o viés etnográfico do encontro entre diferentes sujeitos presentes no processo educativo de escolas públicas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O objetivo é apontar de que maneira os métodos da antropologia e sociologia podem contribuir na construção pedagógica da educação. Diante disso, por meio do olhar participativo, do ouvir e do escrever, conforme Roberto Cardoso de Oliveira (1996) foram feitas intervenções pontuais buscando nos alunos as formas e hábitos que expressam o seu universo simbólico e material. Dessa experiência do diverso, promovido pela vivência educacional, criaram-se práticas e estratégias para o aperfeiçoamento e diagnóstico da realidade contextual da escola e dos alunos. Palavras-chave: Ciências Sociais, Educação Básica, Métodos, PIBID |