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ENESEB 2017
Resumo: 212-1

Oral (Tema Livre)


212-1

Formação de Professores de Sociologia e Racismo na Escola. Desafios.

Autores:
Maria Valéria Barbosa1
1 UNESP - FFC MARÍLIA - Universidade Estadual Paulista - Unesp. Campus de Marília

Resumo:
A pesquisa desenvolvida tem como ponto de partida a preocupação com a formação dos professores de Sociologia e suas práticas pedagógicas no que tange as relações étnico-raciais, tanto na convivência cotidiana nas escolas quanto no domínio do arcabouço teórico. Quando se observou Escolas Estaduais constatou-se que os agentes sociais da escola — alunos, professores, funcionários, coordenação pedagógica e direção — por meio das suas indagações estavam despreparados para abordarem a temática. Vários professores, dentre eles os de Sociologia, demonstraram desconhecimento de questões primárias, que deveriam fazer parte da sua postura pedagógica permanente. No curso de Licenciatura em Ciências Sociais percebe-se a falta de um conteúdo teórico-metodológico sobre as relações étnico-raciais para uma formação sólida dos professores neste tema. Ter domínio desse conteúdo subentende-se possuir um bom conhecimento da história dos povos que formaram o Brasil, do pensamento social brasileiro, das teorias racistas e, sobretudo, de como ocorre a reprodução do racismo na sociedade brasileira. Sendo assim, defendo ser este um tema primordial para o ensino de Sociologia, pois contribuíra para que os jovens possam compreender melhor suas identidades e as relações de poder da sociedade brasileira, podendo se colocar criticamente frente à reprodução do racismo no seu cotidiano.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Identidade Racial, Educação Básica