Oral (Tema Livre)
216-1 | ALÉM DA SALA DE AULA: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS E O USO DO FACEBOOK COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM | Autores: | Marla Granados Belarmino1,2,3 1 CEJAB - Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos, 2 UFF - Universidade Federal Fluminense, 3 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o uso de novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas pedagógicas para as aulas de Sociologia no Ensino Médio. Para tal, analisou-se uma proposta metodológica de produção de vídeos com a temática “Movimentos Sociais na Atualidade”, realizada por estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro, cujo espaço de divulgação e discussão das mídias foi o facebook. A pesquisa refere-se a um estudo de caso que observou essa prática de ensino nos anos de 2015 e 2016 e realizou entrevistas com os alunos nesse mesmo período. Os estudos demonstraram que o uso dessas TICs contribuiu para a execução de uma ação docente capaz de reconhecer e valorizar a existência de múltiplas linguagens, habilidades e competências no processo de ensino e aprendizagem, que se tornou mais estimulante e possibilitou a produção de conhecimento e compreensão de temas sociológicos. Palavras-chave: sociologia, produção de vídeos, facebook, ensino médio, tecnologia educacional |